top of page
Os Sacerdotes no Povo do Custilhão
Padre Manuel Ferreira de Carvalho
Ano de 1785, segundo sacerdote do povo do Custilhão, segundo pesquisas efetuadas.
Natural e morador no lugar do Custilhão, filho Antonio Lourenço do Pedro e de Margarida Ferreira.; e Neto paterno de Pedro Lourenço e Maria Ferreira. e neto materno de Jose Ferreira de Carvalho e Joana Pereira.
Bisneto paterno de: (Ilegível) Fernandes e Isabel Simoens e Antonio Gonçalves e Maria Coimbra.
Bisneto materno de: Manuel Ferreira e Maria Monteira ou Moura e Domingos Ferreira do Ribeiro e Maria Fernandes.
Foi batizado no Custilhão numa segunda-feira, dia 15 de agosto de 1785
Livro de Batismos PT-AMDL-PRQ-CDR04-001-0007_m0298.tif
Teve os seguintes irmãos;
Maria Ferreira (nasceu em 1783)
João Ferreira de Carvalho 93 anos -- (1793 # 11-dez-1886). Pai do primeiro "Cesar Doria", natural e residente no povo do Custilhão-Castro Daire, de seu nome Padre Joaquim Ferreira Cesar Doria
Luiza Ferreira (nasceu em 1795)
É a partir de um filho deste João Ferreira de Carvalho, também chamado João, estudante de Direito na Universidade de Coimbra em 1865. que surge no Custilhão e consequentemente em Castro Daire o sobrenome de "Ferreira Cezar Dória ou apenas Cezar Doria",
Sobre o padre Manuel Ferreira de Carvalho, encontrou-se pouca documentação do seu sacerdócio, onde fica-se a saber que é o Cura da paroquia das Monteiras. mas residente no povo do Custilhão. Como cidadão intenta uma ação judicial contra terceiros, sobre o embargo de uma mina ver DOC que atravessa a sua propriedade pelo subsolo, em 12 de abril de 1822.
Neste processo judicial de embarbo composto de 21 folhas , existem dois mapas concebidos de forma artesanal onde ele procura melhor explicar o que se passa .
ADVIS- Arquivo Distrital de Viseu - maço303 nº 47, fundo Judicial de Castro Daire.
Um outro documento encontrado foi o seu "Testamento Eclesiástico" feito por sua mãe Margarida Ferreira, em 10 de junho de 1815.
Todas as informações contidas nestas paginas do povo do Custilhão, foram obtidas á partir de consultas efetuadas em documentos existentes nos arquivos regionais, distritais e nacionais como ADVIS e Torre do Tombo e também em sites genealógicos como https://geneall.net/pt/ , https://www.familysearch.org/pt/ e outros. Sempre que possível, a citação da informação terá o endereço ou o arquivo para consulta on line.
Caso encontre alguma incorreção ou queira prestar uma informação, por favor entre em contato.
bottom of page